Forte chuva causou estragos em Barroso e região; Forças municipais se unem para conter efeitos do temporal

Fotos: Brigada Voluntária de Barroso/ Defesa Civil Municipal de Dores de Campos

Um vendaval atingiu Barroso no início da noite desta sexta-feira (25), provocando quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica em diferentes pontos da cidade. A Defesa Civil de Minas Gerais já havia emitido, mais cedo, um alerta de tempestade severa, com risco de granizo, ventania e chuva forte.

Entre os principais danos registrados, árvores de grande porte caíram na Avenida Bias Fortes, nas proximidades do Hospital; na Avenida Presidente Tancredo Neves, na região do Alto do Liquinha; e na Praça 12 de Dezembro, no bairro Alonso, próximo à quadra. Os bairros Guede, Josefina e Alonso ficaram sem energia elétrica. Equipes da CEMIG foram acionadas e atuam no restabelecimento do serviço.

Na estrada que liga Barroso a Dores de Campos, também houve impactos significativos. Galhos de grandes proporções caíram após o trecho da Cachaça Barrosinha e, logo depois da ponte que divide os dois municípios, duas árvores tombaram sobre uma das faixas da rodovia, obstruindo a passagem dos veículos que seguiam em direção a Barroso. O coordenador da Defesa Civil de Dores de Campos, Luciano Martins, foi acionado por motoristas que passavam pelo local e, ao chegar, confirmou a necessidade de intervenção. O secretário de Obras de Dores de Campos foi chamado e, com o uso de motosserra, realizou a remoção das árvores. Por volta das 22h, a pista foi totalmente liberada para o tráfego.

Diante dos estragos em toda a cidade, a Brigada Voluntária de Barroso, em ação conjunta com a Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e o Corpo de Bombeiros Militar, atuou entre a noite de sexta (25) e a manhã deste sábado (26) para minimizar os danos provocados pela tempestade. As equipes realizaram inspeções nas áreas afetadas, isolaram pontos de risco e promoveram a remoção de árvores caídas, tanto na rodovia quanto em áreas urbanas, como no bairro do Alonso e em frente ao Hospital. Também foi feita a limpeza da ponte na estrada para Dores e a retirada de placas caídas nas ruas e calçadas.

A tempestade também teve reflexos em outras cidades da região. Em Barbacena, houve registro de granizo, enquanto na BR-265, entre Barroso e Tiradentes, uma árvore caiu sobre a pista, interrompendo parcialmente o tráfego.

A Defesa Civil de Minas Gerais reforça a orientação para que a população acompanhe os boletins meteorológicos e adote medidas de segurança. Para receber alertas diretamente no celular, basta enviar uma mensagem de texto com o número do CEP para o número 40199.

Compartilhe essa notícia!