Foi iniciada na quarta-feira, dia 04, a XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma. O barrosense e bispo da Diocese de Camaçari/BA, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, está participando como um dos representantes do Brasil. No evento, ele teve a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco.
Dom Dirceu destacou que trata-se de uma responsabilidade e de uma missão recebida da assembleia dos Bispos do Brasil. “Não um privilégio. Na abertura foi possível perceber a vontade do Santo Padre de que o Sínodo seja ‘ungido’ com um tom espiritual. Há sempre momentos de silêncio e meditação. Na celebração de abertura, com a presença dos novos cardeais, o Papa Francisco, recordou que o sínodo não é um parlamento para se impor pautas previamente estabelecidas através de acordos políticos” disse ele.
O barrosense também destacou o clima de oração e fraternidade presente no Sínodo. “Ressalto o clima de oração e fraternidade. O pregador do retiro havia falado de um dos objetivos do retiro: fazer amizade. Amizade com Deus e com os irmãos. Somos sete representantes do Brasil: cinco bispos e duas leigas. Começamos hoje os trabalhos de grupo que chamamos círculos menores tendo sempre o Instrumentum Laboris como a bússola”, afirmou.
No primeiro dia do evento, o Papa Francisco destacou que o protagonista do Sínodo deve ser o Espírito Santo. “O Sínodo não é um parlamento, é outra coisa. O Sínodo não é uma reunião de amigos para resolver algumas questões atuais ou dar opiniões, é outra coisa. Não esqueçamos, irmãos e irmãs, que o protagonista do Sínodo não somos nós: é o Espírito Santo”, enfatizou Francisco.
A Assembleia Geral do Sínodo sobre Sinodalidade segue até o dia 28 de outubro no Vaticano.
Informações: Diocese de Camaçari