Os diagnósticos positivos de Covid-19 tendem a aumentar em Minas Gerais entre o fim de novembro e começo de dezembro. É o que alerta a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Somente nas últimas 24 horas, o Estado registrou 2.600 casos e 16 mortes. O total de casos confirmados passa da marca de 3,9 milhões, desde o início da pandemia, e os óbitos são 63.943.
O alerta da Funed se dá com base na análise de dados. Um deles é o do Boletim Infogripe, referente à semana epidemiológica 46 (13/11/2022 a 19/11/2022), no qual Minas Gerais está entre os 15 Estados que apresentaram sinais de crescimento de diagnóstico da doença na tendência de longo prazo.
Para barrar o aumento dos casos de Covid-19, a população precisa fortalecer as medidas de proteção: usar a máscara, higienizar as mãos frequentemente e manter o esquema vacinal em dia.
Em algumas cidades, a máscara já voltou a ser exigida no transporte público, como é o caso de Belo Horizonte, nas instituições de saúde e nos aeroportos. A máscara é eficaz no controle do SARS-CoV-2 e de outros vírus respiratórios, por isso o uso segue como medida sanitária. As recomendações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estão disponíveis em saude.mg.gov.br.