A Câmara Municipal de Barroso divulgou, nesta sexta-feira, 18 de outubro, o resultado final do Prêmio Jovem Legislador 2024. O concurso, realizado anualmente, visa estimular os jovens da cidade a se familiarizarem com as normas legais e o funcionamento do Poder Legislativo.
As inscrições ocorreram entre 4 e 13 de setembro de 2024, com a entrega da ficha de inscrição na secretaria da Câmara. As provas foram aplicadas em duas etapas: uma prova discursiva no dia 1º de outubro e uma prova objetiva de múltipla escolha, com 20 questões, no dia 8 de outubro. Ambas as provas foram aplicadas pelos colaboradores da Câmara nas escolas participantes e as questões foram baseadas em uma cartilha fornecida pelo Legislativo, com conteúdo extraído do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal.
RESULTADOS DAS PROVAS
Prova Objetiva:
– Classificação dos Alunos:
1. Lucas Eduardo da Silva Moreira – Nota: 19
2. Udson Almeida Ferreira Souza – Nota: 18
3. Júlia Fernanda Justo da Silva – Nota: 18
– Classificação das Turmas e Professores:
1. 9º ano 7 – Professor: Alessandro Ferreira de Paula – Média: 13,5
2. 9º ano 9 – Professor: Alessandro Ferreira de Paula – Média: 13
3. 9º ano 10 – Professor: Alessandro Ferreira de Paula – Média: 12,7
– Classificação das Escolas:
1. E. E. Geraldo Napoleão de Souza – Média: 13
2. E. E. General Silvano Albertoni – Média: 10,8
3. E. E. Francisco Antônio Pires – Média: 10
4. E. E. Cônego Luiz Giarola Carlos – Média: 9,8
Prova Discursiva:
– Classificação dos Alunos:
1. Isabella Ferreira do Nascimento – Nota: 800
2. Antônia Ferreira de Miranda – Nota: 680
3. Ana Alice Tavares Campos – Nota: 640
Professor da Aluna com Maior Nota:
– Alessandro Ferreira de Paula
A entrega dos prêmios e diplomas aos vencedores acontecerá na Sessão Solene da Câmara Municipal, a partir das 19h do dia 24 de outubro de 2024, conforme disposto no edital.
SOBRE O CONCURSO
O Prêmio Jovem Legislador é destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Barroso. Os três primeiros colocados são premiados nas categorias aluno (individual), turma (coletivo) e professor (individual). Os vencedores são reconhecidos em uma cerimônia oficial da Câmara, recebendo medalhas e uma premiação em dinheiro, cujos valores são definidos em edital. O valor total desta edição será de R$ 8.650,00 (oito mil seiscentos e cinquenta reais), distribuído conforme previsto na Resolução nº 5, de 6 de agosto de 2024.
Desde 2019, o concurso passou a incluir seis meses de atividades, permitindo maior interação entre vereadores e escolas, com visitas programadas e um calendário de atividades que se inicia em abril e se encerra em outubro.
O Jovem Legislador foi criado em 2005, por iniciativa do então vereador Antônio Maria Claret de Souza, com o objetivo de promover a educação cidadã e conscientizar os jovens sobre a política e o papel do Legislativo.