A Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos promoveu na noite dessa quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Barroso, o Café Empresarial, evento que marcou o encerramento do primeiro módulo do Curso Técnico em Administração e Empreendedorismo Juvenil (NEJ). A iniciativa contou com apoio do Sebrae e teve como objetivo aproximar os estudantes do universo do empreendedorismo local.
Ao longo de sua trajetória, o projeto proporciona aos alunos vivências práticas e troca de experiências com empresários, profissionais e instituições que têm papel relevante no desenvolvimento econômico e social de Barroso. Durante o período de execução da primeira metade do curso, empresas da cidade atuaram como tutoras, acompanhando e orientando os grupos de estudantes.
Entre as empresas participantes estão Lopes Academia, Pizzaria Sabor em Pedaços, Cimec, Usichapas, Vidraçaria Vidromix, Loja Casa Popular e Loja Modesta. Além delas, o Café Empresarial reuniu convidados externos, fortalecendo a integração entre a escola, a comunidade empreendedora e instituições que incentivam o desenvolvimento econômico no município.

Durante o evento, os alunos apresentaram os trabalhos realizados ao longo do módulo. Também houve um momento especial para que empresários e convidados pudessem compartilhar suas experiências, discutir desafios e oportunidades de empreender em Barroso e interagir diretamente com os estudantes.
Em seu pronunciamento, o diretor da Escola Cônego Luiz Giarola Carlos, Max Garcia, falou sobre a realização do curso. “Conseguir levar cursos técnicos que não eram ofertados anteriormente na nossa escola é muito satisfatório. Ver esses jovens engajados e empenhados nos estudos é muito gratificante”, destacou ele.
O evento marcou um momento significativo de integração entre educação, setor produtivo e comunidade, reforçando a formação prática dos jovens empreendedores do município. O Curso Técnico em Administração e Empreendedorismo Juvenil (NEJ tem previsão de término em meados do ano de 2026.














