A partir de 2026, a BR-040 passará por diversas melhorias, incluindo obras de duplicação, faixas adicionais e outras construções. Essas mudanças foram divulgadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela concessionária EPR Via Mineira, que assumirá o trecho.
A EPR Via Mineira, que começará a operar o trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte em 6 de agosto, planeja duplicar cerca de 164 km da via. Além disso, a concessionária prevê a construção de 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, 33 dispositivos de interconexão e 8 passarelas. Essas obras estão programadas para começar a partir do terceiro ano de concessão. A concessão foi formalizada em abril deste ano, quando a EPR Via Mineira venceu o leilão com uma proposta de desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio.
O contrato, com duração de 30 anos e abrangendo um trecho de aproximadamente 300 km entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, prevê um investimento total de R$ 8,7 bilhões. Desses, R$ 3,5 bilhões serão destinados a obras que começarão entre 2026 e 2027.
Entre as obras programadas, no 6º ano de concessão estão previstas 72,6 km de duplicação em trechos de Itabirito, Ouro Preto, Cristiano Otoni, Carandaí, Ressaquinha, Alfredo Vasconcelos, Barbacena e Santos Dumont. Além disso, haverá 0,17 km de faixas adicionais em Barbacena e a construção de dois dispositivos de interconexão na cidade.
Fonte: O Tempo
Foto: Fred Magno / O TEMPO