Centenas de fiéis barrosenses compareceram ao velório do ex-Pároco da Paróquia de Sant’Ana do Barroso, Pe. Fábio José Damasceno, que na manhã desta quarta-feira, 9 de dezembro, faleceu vítima de um infarto aos 56 anos.
O corpo foi encaminhado para Barroso no final da manhã desta quarta e o velório aconteceu na Matriz de Sant’Ana no período da tarde. Devido a pandemia da Covid-19 e suas restrições e normas de segurança, a entrada das pessoas nas dependências da igreja precisou ser controlada.
Ao final do velório, uma Missa de Corpo Presente foi celebrada pelo Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Estavam presentes também o Pe. Claudir, atual Pároco da Paróquia de Sant’Ana, Pe. Pedro Jesus Wiermann, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, além de demais membros da igreja e comunidade.
SEPULTAMENTO
Além de Barroso, o corpo do sacerdote passará pelos municípios de Nazareno e Conceição da Barra de Minas, sua cidade natal, onde será sepultado.
Em Nazareno haverá missa presidida pelo bispo e o velório vai prosseguir até à noite
A terceira cidade a receber o corpo do sacerdote será Conceição da Barra de Minas. Com previsão para chegar ainda nesta quarta-feira, o corpo será velado até amanhã, dia 10, quando haverá missa às 10h, seguida de sepultamento. A missa será transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
IGREJA
À Rádio Liberdade FM, o Padre Geraldo Magela, lamentou a perda do Páraco que segundo ele o acompanhou ao longo de sua formação como padre.” Quando o Padre Fábio chegou aqui eu tinha 11 anos de idade. Cresci com o Pe. Fábio, ensinando os caminhos junto aos coroinhas dele. Depois toda a inspiração para ir ao seminário, a preparação da ordenação, a amizade enquanto Sacerdote. É muito difícil e as ausências suportamos só pela fé. Fica a boa lembrança de um homem firme, convicto da vocação. Que Deus tenha junto de si este servo” disse.
Já o Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, desejou forças aos barrosenses pela morte do Pároco que esteve à frente da Paróquia de Sant’Ana por três décadas.
“É uma perda muito grande para toda a nossa Diocese de São João del Rei a partida de nosso irmão Pe. Fábio para junto de Deus. Percebemos o quanto ele é querido não só aqui em Barroso, mas também em Nazareno e na sua terra natal. O que eu peço é que todos os ensinamentos que ele nos deixou possamos colocar em prática na nossa vida e no nosso dia a dia” declarou o Bispo.
COMUNIDADE BARROSENSE
As manifestações pela morte do Pe. Fábio também se estenderam pelas redes sociais, onde a população barrosense deixou suas condolências e homenagens.
“Não tenho palavras para expressar a minha tristeza. O Senhor Padre Fabio foi um amigo e um conselheiro para mim. Muitas vezes em conflitos familiares eu corria em busca de um conselho, uma palavra amiga e o senhor nunca negou de me atender. OBRIGADA PADRE FÁBIO. Que Deus te receba de braços abertos meu grande amigo e que lá do céu o senhor continue orando e olhando por mim. É com o coração partido que me despeço do Senhor. Vá em paz Padre Fabio, vamos sentir muito a falta do senhor aqui. A Igreja de Sant’Ana nunca mais será a mesma sem o senhor.” disse uma internauta.
“Estamos todos tristes ,mas a morte não é um fim. Acreditamos na vida eterna e vamos cuidar, fazendo o bem e seguir os caminhos que Jesus nos ensinou. Não somos deste mundo e a vida é passageira, vamos ter fé, esperanças porque não sabemos a hora” disse outra barrosense pelo Facebook.
AUTORIDADES E INSTITUIÇÕES
Figuras públicas do município, políticos e empresários também deixaram mensagens e notas de pesar aos familiares e à comunidade em geral pela perda do Pe. Fábio.
“Barroso amanheceu triste nesta quarta-feira, dia 09 de dezembro. Infelizmente perdemos o Padre Fábio, um grande líder e pastor que, por 30 anos, tivemos a honra e a alegria de ter em nossa paróquia de Sant’Ana, trazendo-nos grandes ensinamentos e, sobretudo, pregando e praticando a palavra de Deus em nosso município. Lamentamos e choramos, é natural, mas também agradecemos a Deus por ter-nos dado a oportunidade de ter passado parte de nossa vida ao lado de uma pessoa tão iluminada! Que Deus o tenha em Seus braços e conforte nossos corações e de todos os familiares neste momento de tanta dor” disse o Prefeito Reinaldo Fonseca.
“Com grande pesar externamos nossos sinceros sentimentos aos familiares de nosso querido Padre Fábio José Damasceno. Padre Fábio deixa seu nome marcado positivamente na história de Barroso” disseram o Vereador Baldonedo Arthur Napoleão e o empresário Roberto Ferreira.
O Sociólogo e administrador público, Antônio Claret, também se pronunciou sobre o fato. “Nós barrosenses perdemos hoje um grande líder moral e espiritual, um grande amigo. Padre Fábio, desde a sua chegada, sempre foi um alicerce da nossa comunidade, alguém que soube, de forma brilhante, nos fazer refletir sobre nossas falhas e nos orgulhar de nossas virtudes. Meu amigo, Fábio, siga em paz. O céu se alegra com sua chegada. Sentiremos sua falta, mas seguiremos guiados pela sua presença espiritual, pelos seus exemplos e seus ensinamentos”.
O Vereador e recém eleito, vice-prefeito de Barroso, Eduardo Pinto, também prestou suas condolências. “Barroso nunca o esquecerá, Padre Fábio! Que Deus o receba de braços abertos. Descanse em paz”.
Em seu site oficial, a Câmara Municipal de Barroso deixou sua nota de pesar: “Destacamos seu grande legado pastoral, assistencial e social em prol de nossa população, trabalho este que ficará gravado pela eternidade na história de Barroso. Padre Fábio foi uma grande liderança, que deixou plantada no coração dos barrosenses uma semente de amor, caridade e solidariedade.” disse um trecho do comunicado.
O Instituto Nossa Senhora do Carmo também manifestou seus devidos pêsames e agradeceu ao empenho do Pe. Fábio que esteve presente na Presidência e Diretoria do hospital de Barroso entre os anos de 1990 e 2019.
“O Instituto Nossa Senhora do Carmo (INSC) deseja força aos familiares, amigos e a toda a população de Barroso pela perda inestimável de uma das principais figuras da história do município. Por mais de três décadas, Pe. Fábio atuou de forma ativa no desenvolvimento e bem estar da comunidade barrosense, tanto na igreja quanto na saúde”.
HISTÓRIA
Nascido em 01 de junho de 1964, na cidade de Conceição da Barra de Minas, Pe. Fábio José Damasceno chegou a Barroso no ano de 1988 e por 31 anos esteve no comando da Paróquia de Sant’Ana.
Em 2019, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Nazareno. Na época, sua saída causou uma grande comoção em meio a comunidade religiosa.
Confira no link abaixo o vídeo de despedida do Pe. Fábio da Paróquia de Sant’Ana do Barroso, publicado em 01 de julho de 2019.