Barroso é classificado em médio risco de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti

O LIRAa 03 de 2021 foi realizado entre os dias 25, 26 e 27 de outubro. Desta vez, houve a supervisão direta das referências técnicas em arboviroses da Gerência Regional de Saúde, de São João del Rei, que acompanhou os Agentes Comunitários de Endemias durante as visitas nas residências a serem inspecionadas.

De acordo com o LIRAa, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de infestação quando é igual ou superior a 4%.

No caso de Barroso, o estudo realizado classificou a cidade com índice de 1,5%, ou seja, o município está em alerta para o risco de surto de dengue e chikungunya.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) consiste em um trabalho de vistoria nas residências do município para vigilância entomológica (relação dos insetos com o homem, plantas, animais e meio ambiente, o que permite controle biológico de pragas, por exemplo) no qual é feito o mapeamento rápido dos índices de infestação do Aedes Aegypti. Através deste tipo de serviço, é possível identificar os criadouros predominantes, a situação de infestação do município e apontar o direcionamento das ações de controle para áreas mais críticas.

A Vigilância Epidemiológica informou que irá intensificar o Tratamento Focal, como a eliminação dos focos de dengue nas residências, nas localidades do município.
Esta classificação serve de alerta, principalmente neste período chuvoso, por isso recomendamos que a população tome alguns cuidados para evitar que o número de focos cresça em nosso município.

• Cobrir ou vedar o armazenamento de água para consumo;
• Vistoriar e lavar com frequência os vasos e bebedouros de animais;
• Consertar calhas, lajes e toldos que possam acumular água;
• Vedar sanitários e ralos em desuso;
• Descartar o lixo em ambiente adequado.

Compartilhe essa notícia!