A Secretaria Municipal de Saúde de Barroso está com programação e estratégias definidas para um dos meses mais importantes e movimentados do ano na prevenção de doenças, o Outubro Rosa. O movimento tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Durante todo o mês de outubro, em todos os postos, serão realizados serviços de acolhimento, preventivo, pedido de mamografia, realização de teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e orientações, além da atualização do cartão de vacina.
Corujões Rosa
O objetivo dos corujões é estender o atendimento médico para aquelas pessoas que durante o dia não podem comparecer nos postos. O programa tem ganhado destaque entre as estratégias da equipe de saúde.
Na campanha do mês de outubro, além das consultas médicas realizadas periodicamente nos corujões, serão ofertados serviços como exames preventivos e pedido de mamografia. No dia 14 de outubro, o corujão acontecerá nos postos do Jardim Europa, Genésio Graçano, Nova Barroso, Centro e Bandeirantes. No dia 21 de outubro nos postos da Praia, Josefina e Bandeirantes. Os corujões acontecem de 17h às 20h.
Pedal Rosa vai movimentar Barroso
Um dos momentos mais esperados da campanha Outubro Rosa tem sido a caminhada que se tornou tradição nos últimos anos. Com a chegada da pandemia a costumeira caminhada teve que ser suspensa. Neste ano, de maneira inédita, será realizado um passeio ciclístico pelas ruas da cidade.
O Pedal Rosa acontecerá dia 23 de outubro. Os ciclistas se encontrarão às 9h no trevo na entrada de Barroso, próximo ao Bar do Jorge, em direção ao centro da cidade. Na chegada, haverá uma programação especial. Os ciclistas que desejarem poderão doar 1kg de alimento.