Aulas presenciais na UFSJ deverão voltar em 2022

No próximo ano, o primeiro semestre letivo na UFSJ começará em 7 de março e terminará em 9 de julho. Já o segundo se estenderá de 8 de agosto a 17 de dezembro. O calendário letivo para os cursos de graduação em 2022 foi debatido e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), que se reuniu na última quarta-feira. 

Antes de ser relatada no Conselho pelo professor Sérgio de Oliveira (CAP), a proposta de calendário partiu da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), foi analisada pela Congregação e recebeu contribuições das comissões internas responsáveis pelo acompanhamento do retorno às atividades presenciais e pelo enfrentamento à covid-19. 

Segundo o relator Sérgio de Oliveira, a previsão é de volta presencial às aulas, mas que ainda não é possível prever se o estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia do coronavírus, terá se encerrado em 2022, apesar de ser possível verificar uma redução significativa de infecções e mortes a partir da intensificação da vacinação. De qualquer forma, a legislação pertinente, que possibilitou o ensino remoto, teve sua vigência restrita até o fim do ano letivo de 2021. E não há mais nenhuma legislação vigente que possibilite continuar com a oferta do ensino remoto para o ano letivo de 2022.  

Caso a situação da pandemia se agrave, é possível que novas leis e normas sejam publicadas, trazendo novas alternativas, que deverão ser, então, analisadas pelos Conselhos Superiores da Universidade. 

Para regularizar o passivo de disciplinas não oferecidas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), planejam-se para 2022 dois períodos letivos especiais: de 31 de janeiro a 26 de fevereiro, e de 1º a 30 de julho. A oferta de tais períodos é facultativa, sendo definida pelos cursos que assim julgarem necessário. 

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.