BARROSENSES DENUNCIAM MAUS-TRATOS A UM CÃO NO BAIRRO JOSEFINA COELHO

No início da manhã de segunda-feira, 05 de junho, a reportagem da Rádio Liberdade FM recebeu um vídeo onde um cachorro aparece machucado, vítima de agressão. O cão foi encontrado por populares em um terreno na Rua Áureliano Chaves, no bairro Josefina Coelho, após vizinhos ouvirem gritos na localidade.

O animal estava com vários ferimentos, entre eles um corte profundo na região da cabeça. As testemunhas logo acionaram a Associação Protetora dos Animais de Barroso, a APAB, que mobilizou a equipe médica para socorrê-lo.

O autor do crime não foi localizado, contudo, uma das testemunhas diz ter avistado o suspeito praticando o delito e que este é conhecido no meio policial, sendo lavrado o Boletim de Ocorrência.

A equipe de reportagem entrou em contato com a médica veterinária e presidente da APAB, Grasielly Melo, que informou ter realizado o atendimento inicial com os primeiros socorros, sendo dada à medicação contra dor e hemorragia. Além disso, o animal foi encaminhado para uma clínica veterinária especializada onde ficará internado, passando também por uma radiografia e, talvez, necessitará de uma transfusão de sangue. O estado de saúde do cão é grave.

Fomos informados que o animal possui um tutor, mas que sua criação é feita de “portões abertos”.

“É errado deixar o animal na rua por tanto tempo, sendo considerada uma forma de abandono e desprezo pela vida do animal, pois pode acabar acontecendo uma fatalidade como esta.”, orienta Grasielly.

ATUALIZAÇÃO SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DO CÃO

Na quarta-feira, 07 de junho, a reportagem da Rádio Liberdade FM foi informada que o cão, vítima de maus-tratos no bairro Josefina Coelho, realizou uma radiografia para análise do grau da lesão em seu crânio.
A Médica Veterinária, Dra. Grasielly Melo, responsável pela solicitação do exame, relatou que apesar do corte ter sido profundo, não houve fratura no crânio do animal. Segundo a médica, por ter mais massa corporal devido ao seu grande porte, acabou por evitar que a lesão atingisse o osso. Durante o procedimento, o cão recebeu todos os cuidados e a medicação necessária, sendo descartada a realização de uma transfusão de sangue.
O animal também passaria por uma avaliação, contudo, Grasielly informou que até a manhã de quinta-feira (08), o tutor não compareceu para que pudesse ser prescrevido um medicamento, bem como fazer o curativo. Os vizinhos do mesmo relataram ter visto o animal andando, se alimentando e sem sinais de sangramento, indicando uma melhora em seu quadro.

MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS É CRIME

O artigo 32 da Lei 9.605, com alteração da Lei 14.064/2020, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em ⅓ a ⅙.

A denúncia pode ser feita em uma delegacia de polícia mais próxima, bem como pelo telefone da central de denúncias do IBAMA: 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo Disque-Denúncia. Se possível, efetuar registros com fotos e vídeos.

Imagem: Grasielly Melo

Compartilhe essa notícia!