A Câmara Municipal de Barroso, que foi parceira do Cartório Eleitoral na realização do trabalho, fez, ao todo, 115 novos títulos, que foram feitos por uma equipe de funcionários do legislativo.
Regularização, transferência do local de votação e outros serviços também foram realizados na Câmara que teve uma grande movimentação nas últimas semanas.
Portanto, somando os alistamentos, nome que se dá a produção de novos títulos de eleitor, mais os realizados pelos internautas através do Título Net e os alistamentos presenciais em Prados, responsável pela Zona Eleitoral 228, a qual pertence Barroso, mais de 200 novos eleitores estão aptos a votar nas próximas eleições.
O prazo se encerrou na última quarta-feira (4) em todo o país e segundo o ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre janeiro e abril deste ano, o país recebeu 2.042.817 novos eleitores na faixa etária de 16 a 18 anos.
O total, de acordo com o TSE, deve ser divulgado em julho. Muitos ainda podem ser negativados. Os números também podem aumentar, levando em conta que muitos pedidos ainda estão sendo analisados.
No total da Zona 228, que além de Barroso também tem as cidades de Prados, Dores e Lagoa Dourada, foram 580 novos alistamentos, incluindo pedidos pelo Título Net e os atendimentos na Câmara. O maior número de novos registros é de Barroso.
No último pleito, eleições municipais de 2020, Barroso tinha 17 mil e 198 cidadãos aptos a votarem. Este número, segundo dados do Cartório, deve aumentar entre 400 novos eleitores nos próximos dias.