Foto: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
A comunidade católica de Barroso celebra, desde quinta-feira (18), a tradicional Festa de São Vicente de Paulo 2025, que neste ano tem como tema “Conferências, a essência do trabalho da SSVP”. A programação religiosa e festiva se estende até domingo (21), reunindo fiéis de diversas comunidades e conferências vicentinas do município, no bairro Guimarães, em frente ao salão do GG.
No primeiro dia do tríduo, dedicado a todos os patronos das unidades vicentinas, houve Terço Mariano às 18h30, seguido de Santa Missa às 19h. A celebração contou com a participação das conferências de Santa Rita de Cássia, Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário, representando as comunidades COHAB, Rosário, Alonso, Santa Maria, Nova Barroso, Guede e Irmãos Pinto.
Nesta sexta-feira (19), as homenagens serão voltadas ao Beato Antônio Frederico Ozanan, fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo. Após o Terço Mariano, às 18h30, e a Missa, às 19h, haverá a bênção dos pães e sal. Participam as conferências de Sant’Ana, Nossa Senhora de Fátima, São Luiz Gonzaga e Menino Jesus, das comunidades Jardim Bandeirantes, Genésio Graçano, Agrião, Jardim Europa e Cibrazém.
O sábado (20) será consagrado a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Conselho Particular. O Terço Mariano será às 17h30, seguido da Missa às 18h, com bênção dos objetos de devoção. A liturgia terá a participação das conferências de São José, Santa Terezinha e Nossa Senhora Aparecida, envolvendo as comunidades São José, Praia, Dr. José Guimarães, Artur Napoleão e Josefina Coelho. No domingo (21), a festa atinge o ponto alto com a procissão em honra a São Vicente de Paulo, às 18h, percorrendo ruas do bairro com a venerada imagem do santo.
O encerramento acontece com a Santa Missa às 19h, em ação de graças por todos os colaboradores do evento. Além da programação religiosa, a festa contará com barraquinhas, leilão e bingo a partir de sexta-feira. A organização reforça que não será permitida a venda de bebidas alcoólicas, conforme decreto diocesano de 2013, nem a comercialização de produtos de terceiros. Também é solicitado aos fiéis que contribuam com ofertas de alimentos para o evento.