Dois ataques envolvendo cães em situação de rua foram registrados em Barroso nos últimos dias. As vítimas são motociclistas que foram surpreendidas pelos animais.
O caso mais recente aconteceu e chegou ao conhecimento da Rádio Liberdade FM na manhã desta segunda-feira (28), nas imediações da rodoviária da cidade. Uma jovem de 21 anos foi mordida por um cachorro enquanto passava de moto pela região. Segundo relato de um familiar, enquanto seguia para o trabalho, o animal avançou repentinamente e quase a derrubou da motocicleta. A jovem se dirigiu ao hospital, onde segue recebendo atendimento.
Há uma semana atrás, na última segunda-feira (21), uma gestante de quatro meses também foi atacada por um cachorro em situação de rua, enquanto pilotava uma moto em frente à Praça do Forninho. Ela estava acompanhada de uma conhecida quando foi surpreendida por dois cães.
Com sangramento visível, ela procurou ajuda em um estabelecimento próximo e, em seguida, buscou atendimento médico. A ferida passou por higienização, e ela foi medicada com analgésicos. No dia seguinte, teve que iniciar o uso de antibiótico devido ao início de inflamação no local da mordida. Apesar do susto, a gestante não chegou a registrar boletim de ocorrência nem procurou as autoridades.
A recorrência de ataques tem gerado indignação nas redes sociais. Um outro barrosense, por exemplo, relatou que também foi atacado por cachorros em via pública durante a madrugada, próximo ao ponto de ônibus da Praça do Forninho. Revoltado, ele cobrou ações do poder público:
“[…] Hoje mesmo fui atacado por cachorros de madrugada. Quem tiver câmera que consiga focar naquele ponto de ônibus no Forninho pode puxar a imagem que vai ver. Isso é revoltante, credo.”
Os casos acendem um alerta para o risco de circulação de cães soltos, em situação de rua ou não, em vias públicas, especialmente em áreas com maior fluxo de pessoas, como o trecho da Avenida Prefeito Genésio Graçano, nas proximidades da Praça do Forninho e rodoviária, e reforçam o apelo da comunidade por medidas efetivas de prevenção e controle.