Com a chegada do outono e a aproximação do inverno, os casos de infecções respiratórias virais aumentam, principalmente entre crianças e idosos. A preocupação cresce diante do número de internações e da falta de leitos em algumas unidades de saúde.
Diante desse cenário, a alergista e imunologista Dra. Rhaianny Gomes, que atua no Hospital de Barroso, fez um alerta à população em vídeo publicado nas redes sociais dela e do hospital.
“Estamos vivendo o pico das infecções respiratórias virais, inclusive com falta de leito nos hospitais, crianças com casos graves”, disse a médica, destacando a importância de cuidar dos mais vulneráveis.
Ela reforça que a prevenção é essencial. “Precisamos ficar atentos aos sinais de alarme e tomarmos as medidas preventivas, sendo elas a vacinação em dia contra a Covid e contra a influenza, que são infecções virais imuno-preveníveis.”
Dra. Rhaianny lembra que há novas opções: “Já temos disponível na rede particular a vacina contra o vírus sincicial respiratório, que na verdade é um anticorpo monoclonal. E a vacina nas gestantes também contra o vírus sincicial respiratório. Nunca tivemos um arsenal tão grande de formas de prevenir as infecções.”
Ela chama atenção para atitudes simples: “Evitar aglomerações, lavar as mãos, evitar visitas nas crianças pequenas, porque os vírus se disseminam de pessoa para pessoa. Não é o vento frio, não é o pé descalço, não é o picolé que vai adoecer.”
A médica alerta também: “Sabemos que não há nenhuma eficácia em usar antibiótico para infecção viral. E muitas vezes isso pode até mascarar os quadros.”
E conclui: “Eu estou muito preocupada porque estamos vendo os mais virais vindo positivo e sabemos que as doenças virais têm pouco arsenal terapêutico. Vamos proteger nossas crianças, nossos idosos, vamos nos vacinar e, quando possível, fazer o painel viral.”