A terceira e última etapa da obra do Canal, em Barroso, consiste na ligação definitiva da avenida que cruza uma área localizada após o Cepas, conforme projeto idealizado ainda na gestão do ex-prefeito Baldonedo Napoleão. A continuidade da Avenida Carlos Alberto Moura Pereira da Silva, que tem potencial para melhorar significativamente o tráfego urbano, depende da liberação de recursos para a execução da obra.
A ligação deve ocorrer na área conhecida como “dos Ciganos”. Para viabilizar o projeto, a Prefeitura confirmou a negociação com os proprietários do terreno que interfere no traçado original da avenida.
“Fechamos com a família a compra do terreno e, segunda-feira (14/04), começamos a dar o trâmite de pagamento do terreno. Então, o terreno passa a ser do município e aí começa a busca pelo recurso para a obra, que tem uma previsão de 1 milhão e 200 mil para fazer a ponte e as duas partes da avenida”, confirmou o prefeito Anderson, nas redes sociais da Prefeitura, no dia 10 de abril.
Ainda não há definição sobre quando os recursos necessários serão liberados, porém, a administração afirma que a expectativa é concluir a obra até o fim da atual gestão.
Ao encurtar o trajeto, a obra beneficiará diretamente os moradores dos bairros Jardim Bandeirantes, Josefina Coelho, Cibrazém e João Bedeschi, com acesso facilitado à entrada e saída do município.
Com relação às fases anteriores da obra do Canal, elas incluíram readequações no projeto original, como a mudança do passeio para o lado oposto da via e a instalação de iluminação baixa. Além disso, parte da estrutura, como o guarda-corpo, foi executada por servidores da própria Prefeitura.