O prazo para as convenções partidárias se encerra nesta segunda-feira, 5 de agosto. Iniciadas no dia 20 de julho, as convenções têm como objetivo definir a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Em Barroso, três delas foram realizadas na última semana, e a disputa para a prefeitura ficará entre Anderson e Eduardo e Baldonedo e Állan.
O PSD foi o primeiro a realizar sua convenção, na noite da última quinta-feira, 1º de agosto. Anderson Geraldo, atual prefeito e presidente do partido, promoveu o evento na quadra do Alonso. A convenção contou com a presença de outros partidos, como Avante, PODE, PP, MDB e União Brasil, e oficializou a candidatura à reeleição de Anderson Geraldo, assim como a de seu vice, Eduardo Pinto.
Já a federação composta por PT e PV fez sua convenção na manhã deste domingo, 4 de agosto, no Beco da Formiguinha, decidindo lançar candidatura apenas para o Legislativo. Portanto, Antônio Claret, que disputou as últimas eleições e havia anunciado a sua não participação este ano, confirma sua decisão e não será candidato.
Por volta das 14h deste domingo, 4 de agosto, o PL realizou sua convenção juntamente com o PRD. Na Chácara, no Bairro Santa Maria, foram oficializadas as candidaturas de Baldonedo Arthur Napoleão para prefeito e Állan Campos para vice.
Agora, até o dia 15 de agosto, esses nomes deverão ser registrados na Justiça Eleitoral. A partir do dia 16 de agosto, terá início a propaganda eleitoral. Até lá, é proibida qualquer ação de publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto, estando tais ações sujeitas a multa.