São João del-Rei confirma dois casos da variante delta da Covid-19

A Prefeitura de São João del-Rei divulgou que dois casos da variante delta do novo coronavírus foram registrados na cidade. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu a confirmação do Governo do Estado, na quinta-feira (26).

A enfermeira do setor de epidemiologia de São João del-Rei, Eliene Freitas, disse que os dois pacientes iniciaram com os sintomas no início do mês e cumpriram com as medidas de isolamento.

Ressaltou, ainda, que a recuperação ocorreu sem maiores complicações e já foram liberados para a retomada da rotina. Ambos já haviam recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19, que garantem o fechamento do ciclo de imunização.

Além dos exames dos dois pacientes, a pasta municipal de saúde enviou para o laboratório estadual outras amostras de são-joanenses para investigação. O objetivo é descobrir qual a cepa responsável pela infecção. Esse tipo de análise apenas é realizado em laboratórios especializados.

Por esse motivo, as amostras devem ser encaminhadas para Belo Horizonte. Sobre a variante delta, Eliene alerta ser uma cepa altamente transmissível e de fácil contaminação. Destacou que o controle e prevenção apenas são possíveis seguindo as medidas sanitárias já conhecidas, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

A vacinação também é fundamental, uma vez que estudos comprovam que, após a imunização completa com as duas doses ou a vacina de dose única, em caso de infecção pelo coronavírus, as chances de desenvolver um quadro grave da doença são baixas. Sobretudo, a necessidade de internação para cuidados especiais.

O secretário municipal de saúde, Renê Marcos Fernandes, está em reunião, ao longo desta sexta-feira (27), com a Gerência Regional de Saúde e com todos os gestores de saúde da região para discutir o assunto.

Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade, a redação da Rádio Emboabas foi informada que, até o momento, não foram sinalizadas mudanças nas regras de segurança sanitária vigentes. Inclusive, que o município segue na Onda Verde do Minas Consciente. Entretanto, tudo pode ser alterado a depender do resultado da reunião da qual o secretário municipal de saúde participa e do posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde.

Informações: Emboabas

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.