POPULAÇÃO RELATA PROBLEMAS COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM BARROSO

O Poder Público anunciou no fim de fevereiro deste ano, a continuação do Programa Barroso Mais Iluminada, que prevê a substituição de luminárias por LED em mais 15 ruas de Barroso.

Na 2ª etapa estão sendo investidos pouco mais de 186 mil reais em mais de 170 luminárias. Com o objetivo de trazer mais segurança para os cidadãos. Somente na 1ª etapa foram investidos mais de 500 mil reais em 25 ruas distintas, onde cerca de 300 postes receberam luminárias de LED. De acordo com o Poder Público, o programa não teve uma pausa, apenas o encerramento da primeira etapa.

FALTA DE ILUMINAÇÃO AINDA É UM PROBLEMA

A reportagem da Rádio Liberdade FM questionou o Executivo sobre alguns bairros da cidade, que ainda não possuem estrutura completa para receber iluminação pública, sendo informado que o programa não será exclusivo para a troca de luminárias e também abrangerá esta questão de extensão de rede elétrica.

O avanço na troca das luminárias por LED será de grande valia para a segurança pública no município. Segundo o Executivo, já está em fase de implantação um programa específico de câmeras de segurança, este ainda não foi lançado devido à falta desta iluminação adequada para garantir os resultados esperados, sendo necessário a modernização da infraestrutura para receber as câmeras com fibra ótica, por exemplo.

A mudança na iluminação pública por LED foi aprovada em novembro de 2021, tendo a gestão do Prefeito Anderson de Paula assumido o compromisso até o final de 2024, uma espécie de contrapartida à aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal para cobrança da taxa de iluminação pública, em vigor desde março de 2022.

TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA GERA QUESTIONAMENTOS

Em relação a taxa de iluminação pública, populares demonstram insatisfação e tornam público a situação onde não há iluminação pública.

“(…) Hoje dia 11/04/23, completa 3 meses que não colocaram lâmpada neste poste, continuo no escuro e pagando a taxa de iluminação pública, vergonha, vergonha.

O estranho é que trocaram perto do posto de saúde e passaram em frente minha casa. […] se fosse eu devendo taxa de iluminação já teriam me levado na justiça ou cortado a energia da minha casa. […] Estou no meu direito, pago e não estou usufruindo de tal benefício. Falaram 5 dias para a troca, já estou esperando 90 dias, brincadeira.”, publicou uma cidadã nas redes sociais.

A Prefeitura confirmou que todos, incluindo empresas, pagam a contribuição no valor proporcional ao gasto de energia do cliente, buscando aplicar um valor justo para não sobrecarregar a população e ao mesmo tempo seja suficiente para conseguir os avanços que estão sendo realizados.

O Governo Municipal informou que não se trata de Taxa e sim de Contribuição de Iluminação Pública (COSIP) e que em menos de um ano é perceptível o avanço da iluminação pública com o apoio dos barrosenses, onde no período entre maio de 2022 e fevereiro de 2023 foram arrecadados cerca R$ 548.095,05. Cada centavo está sendo investido integralmente em iluminação pública.

Imagem ilustrativa

Compartilhe essa notícia!