A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, nesta segunda-feira (2), a Operação Natalina 2024. A operação tem abrangência estadual e, assim como em outros municípios, em Barroso o foco do policiamento será a área central da cidade, onde se concentra a maior parte do comércio. A iniciativa visa proporcionar maior segurança e tranquilidade para a população realizar suas compras de fim de ano.
Entre as ações da operação, destaca-se a Blitz Educativa, que tem o objetivo de orientar moradores e comerciantes sobre medidas preventivas, como evitar o uso de dinheiro em espécie e priorizar transações via aplicativos ou cartões. Essa abordagem é especialmente importante no período de festas, quando golpes virtuais, como promoções fraudulentas e falsas ofertas, tornam-se mais frequentes.
A PM reforça algumas orientações para evitar transtornos durante o período:
– Evitar andar com grandes quantias em dinheiro;
– Priorizar o uso de cartões ou aplicativos de pagamento;
– Ficar atento a promoções que parecem boas demais para ser verdade;
– Desconfiar de pedidos urgentes de transferências bancárias;
– Manter atenção redobrada ao fazer saques em caixas eletrônicos.
O reforço do efetivo policial nesta localidade e época do ano visa prevenir crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, além de intensificar a sensação de segurança na região. A presença ostensiva da polícia também busca inibir a atuação de criminosos que costumam se aproveitar do aumento do movimento para aplicar golpes ou cometer delitos.
A PM, especialmente a de Barroso, reitera que a colaboração da comunidade é essencial para o sucesso da operação e pede que qualquer situação suspeita seja imediatamente comunicada às autoridades via 190 ou (32) 99108-9740. A Operação Natalina segue até o dia 31 de dezembro, garantindo maior proteção para o comércio e os cidadãos durante este período de grande movimentação.