A Polícia Militar de Barroso, por meio de um vídeo, divulgou o balanço operacional de 2024, destacando suas principais ações e resultados ao longo do ano. A corporação trabalhou de forma preventiva e repressiva, com foco na manutenção da ordem pública, segurança dos cidadãos e proteção do patrimônio da cidade.
Entre as atividades, destaca-se o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que tem estreitado a relação da PM com a comunidade, especialmente com os jovens. Além disso, a criação da Rede de Vizinhos Protegidos e a participação em eventos como festas de aniversário e palestras nas escolas reforçaram a presença da Polícia Militar no cotidiano dos barrosenses.
Outro ponto de destaque foi o policiamento reforçado em eventos, como o Carnaval, que contou com o apoio da Aeronave Pegasus. Essa ação ajudou a intensificar a segurança durante a Caminhada Alcoológica, dando mais tranquilidade aos participantes.
No campo da repressão ao crime, a PM executou quatro grandes operações ao longo do ano, visando o combate ao tráfico de drogas, homicídios e roubos. O número de apreensões de drogas e armas aumentou em relação ao ano anterior. Em 2024, das 13 armas de fogo apreendidas, 7 foram em operações, o que representou um aumento de 18% em relação a 2023. Ao todo, 35 apreensões por tráfico de drogas foram realizadas, marcando um aumento de 68,42%.
Essas ações resultaram em uma redução significativa nos crimes contra o patrimônio: roubos caíram 50% e furtos diminuíram 46,55%. Ao todo, 269 pessoas foram presas, sendo 15 foragidas da justiça.
O balanço de 2024 evidencia o trabalho da Polícia Militar de Barroso no enfrentamento à criminalidade e na busca por uma cidade mais segura para seus moradores.