PACIENTES QUE FAZEM HEMODIÁLISE EM CLÍNICA DE SÃO JOÃO DEL REI TERÃO OFERTA DE ALMOÇO SUSPENSA A PARTIR DE ABRIL DESTE ANO

Devido à crise financeira enfrentada pelo setor de Terapia Renal, a clínica de doenças renais Renalclin, em São João Del Rei, divulgou que irá encerrar o serviço de almoço para os pacientes do primeiro e segundo turno. A refeição era uma cortesia da clínica para aqueles que possuíam, muitas vezes, dificuldades para se alimentarem por serem de cidades distantes e por ficarem mais tempo fazendo o tratamento de hemodiálise. Contudo, a clínica informou que o café da manhã será mantido, como sendo uma obrigação da entidade.

Em nota publicada, a clínica orienta os pacientes para que procurem a Secretaria Municipal de Saúde do seu município e conversem sobre a possibilidade de compromisso com a demanda da refeição aos pacientes.

Confira a nota na integra:

 

“Queridos clientes e familiares,

A equipe Renalclin sempre zela e prioriza pela qualidade do tratamento Ofertado aos nossos clientes e, até então, ofertamos o almoço aos clientes do primeiro e segundo turnos. Mesmo não sendo nossa obrigação legal. Entretanto o valor referente a essa alimentação não é repassado pelo SUS ou outros convênios, uma vez que não está referenciado em nenhuma legislação.

Sendo assim, e diante da crise financeira enfrentada pelo setor de Terapia Renal Substitutiva no Brasil temos que nos ater às nossas obrigações legais. Portanto, infelizmente, a partir do dia 01/04/2023 não teremos como manter o fornecimento do almoço aos clientes, conforme vínhamos fazendo até então.

Orientamos que procurem a Secretaria Municipal de Saúde do seu município e conversem sobre a possibilidade deles assumirem essa demanda. Informamos que desde setembro de 2022 as secretarias municipais de saúde já estão cientes da situação, através dos seguintes ofícios e e-mails:

 

  1. Em 12/09/2022 foi enviado ofício ao COSEMS – (Conselho de secretarias municipais de saúde de Minas Gerais)
  2. Em 19/09/2022 enviamos oficio a todos os secretários municipais de saúde
  3. Em 31/10/2022 foi enviado e-mail ao COSEMS
  4. Novo e-mail enviado ao COSEMS em 16/01/2023. Até a presente data não recebemos nenhum retorno.

Informamos ainda que continuaremos ofertando o lanche durante a sessão de hemodiálise.

Contamos com a compreensão de todos.”.

 

A reportagem da Rádio Liberdade FM questionou o Poder Público a respeito do retorno não enviado à clínica e também a possibilidade de assumirem o custeio do almoço para os pacientes locais que seguem tratamento na cidade vizinha.

“A Prefeitura de Barroso jamais iria desamparar os pacientes barrosenses que realizam Hemodiálise na cidade vizinha de São João Del Rei. E neste momento de preocupação para eles, o Governo Municipal vem tranquilizar a todos.

Diante do encerramento do fornecimento de almoço para os pacientes a partir do dia 1° de abril pela então empresa responsável, a Prefeitura de Barroso informa que passará a fornecer a alimentação a partir desta data.

A Prefeitura está finalizando os procedimentos legais para o oferecimento da refeição.

Os pacientes são pessoas que já passam por um doloroso tratamento e nós, repetimos, jamais os deixaríamos desamparados e não mediremos esforços para dar sempre o máximo de conforto a todos.”, esclareceu a administração em uma publicação nas redes sociais.

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.