Você está aqui:
CSN promove encontro com a comunidade barrosense

CSN promove encontro com a comunidade barrosense

Aconteceu na tarde desta última terça-feira (29), em Barroso, o Comitê com a Comunidade, encontro promovido pela CSN Cimentos entre Executivo, vereadores, Acib, imprensa e população. Na oportunidade, a fábrica de cimento apresentou aos convidados os seguintes temas: o recente caso da nuvem de poeira emitida pela fábrica; as normas ambientais que a empresa segue, e também o projeto Garoto Cidadão, iniciativa da CSN voltada para crianças e adolescentes que chegará no município no mês de setembro.

NUVEM DE POEIRA

Na última sexta-feira (25), a reportagem da Rádio Liberdade FM, divulgou um vídeo com imagens de uma enorme quantidade de poeira advinda da fábrica de cimento. O fato gerou repercussão entre a população, que voltou a se manifestar após o problema mais uma vez ser registrado nesta segunda-feira (28).

Durante o comitê, O gerente da Fábrica de Cimento, Fábio Ribeiro, esclareceu que o ocorrido se tratou de uma falha do filtro eletrostático, o que parou toda a produção e ocasionou o vazamento de poeiras uma vez que o filtro não estaria sugando esses dejetos. O gerente informou também que esse mesmo filtro será substituído por um filtro de manga para que o problema não ocorra novamente. Esse filtro já se encontra na CSN e a obra para a troca deve ter início a partir de 2024 com um investimento de mais de 2 milhões.

NORMAS AMBIENTAIS

No encontro, a CSN reforçou o seu compromisso com o monitoramento da qualidade do ar. Segundo a empresa, este serviço é realizado constantemente, além do monitoramento sismográfico, de ruído, efluentes líquidos, flora, dentro outros.

A empresa promove este monitoramento em um raio de 60 mil metros quadrados em torno da cidade e ressaltou que todos os dados deste monitoramento são enviados todos os meses para os órgãos estaduais e federais competentes. A cimenteira, inclusive, se disponibilizou também a mostrar todos estes dados para quaisquer cidadãos interessados.

GAROTO CIDADÃO

Chega a Barroso, através da CSN Cimentos, o projeto ‘Garoto Cidadão’, que terá sua sede no até então Centro Ser.

Criado em 1999, o projeto está presente em nove cidades que a CNS atua, e tem o intuito de fortalecer o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Serão oferecidas 250 vagas para jovens de 9 a 17 anos, que terão aulas 3 vezes por semana. As atividades ministradas serão voltadas para música, teatro, dança, artes visuais, canto, cultura e outros.

O projeto acompanhará de perto o desenvolvimento dos alunos dos 9 e/ou 15 anos até os 17 anos, com o objetivo para a preparação para o mercado de trabalho e até mesmo uma vaga de primeiro emprego na própria CNS.

Os alunos que irão participar da ação serão selecionados pelo CRAS e Secretaria de Desenvolvimento Social. Os participantes contarão ainda com uniforme, lanche e transporte para acompanhar as aulas.

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.