Incômodo: Invasão de insetos em residências chama a atenção dos barrosenses

No início desta semana, a reportagem da Rádio Liberdade FM recebeu relatos e imagens de populares sobre a invasão de pequenos insetos, de coloração preta, semelhantes a mosquitos.

“Esses mosquitos apareceram hoje em casa, do nada. Já matei uns sete”, disse um morador do Nova Barroso. Além das residências, alunos relataram a quantidade excessiva de mosquitos nas salas de aula.

Os cidadãos relataram que a presença dos “mosquitinhos” aconteceu de forma inesperada, quando notaram que, ao chegarem em casa, a residência já estava tomada por eles. Algo semelhante ocorreu em São João del-Rei, conforme publicado pelo Portal Pop News, que, por sua vez, trouxe a explicação para esse fenômeno através de um especialista. O entomologista da Fiocruz, Rubens Pinto de Mello, confirmou que se trata de uma espécie da família Sciaridae e destacou que não há riscos à saúde.

“A grande ocorrência desse inseto provavelmente se dá pela ausência de inimigos naturais. Existem mais de 200 espécies na região neotropical”, afirmou o entomologista. Outro fator que contribui para a proliferação dos insetos é o clima quente, que acelera seu ciclo reprodutivo. Segundo especialistas, esses mosquitos são atraídos pela luz da lua e das residências, o que explica sua presença massiva durante a noite.

A tendência é que a invasão incômoda desapareça de forma natural após o período denominado como revoada.

Compartilhe essa notícia!