Na madrugada desta quarta-feira (31), um jovem, morador do bairro Colônia do Marçal, entrou em contato com a Polícia Militar de São João del-Rei para comunicar um óbito ocorrido no cruzamento da Avenida Leite de Castro com a Rua Doutor Oscar da Cunha.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o corpo de um homem de 52 anos, natural de Itutinga (MG), deitado na calçada, sem sinais vitais. Foi verificado que o homem estava em situação de rua e havia sido abordado pela mesma equipe policial anteriormente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e uma viatura compareceu. Contudo, devido à ausência de um médico no local, a equipe do SAMU não pôde atestar o óbito, apenas constatou a morte. O perito de plantão também foi chamado e, ao chegar, confirmou a ausência de sinais de violência no corpo, determinando que a causa da morte foi natural.
Uma enfermeira do SAMU tentou entrar em contato com o Hospital Nossa Senhora das Mercês para que a médica de plantão atestasse o óbito, mas foi informada de que a médica não poderia comparecer. A Polícia Militar então acionou a funerária municipal e tentou, sem sucesso, contatar a médica de plantão por telefone.
Diante da falta de resposta da médica e da necessidade de prosseguir com os procedimentos, o corpo foi recolhido pela funerária e levado ao velório do cemitério municipal. Até o momento da elaboração do relatório policial, não houve retorno por parte da médica de plantão.
Com informações da Rádio Emboabas