Historiador barrosense devolve vida a fotos antigas com projeto de colorização digital que resgata a memória e identidade da cidade

O pesquisador, genealogista e historiador Eustáquio Silva, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Barroso (IHGB), tem se dedicado a um trabalho que une história, memória e tecnologia.

Por meio da edição e colorização digital de fotografias antigas, ele vem devolvendo cor a imagens que registram o cotidiano e os personagens do passado barrosense.

O projeto surgiu do interesse de Eustáquio em valorizar o patrimônio visual da cidade e fortalecer o vínculo das novas gerações com suas origens.

“Eu peguei meu acervo de fotos antigas de Barroso, escaneei em alta resolução e usei inteligência artificial para colorizá-las e melhorar sua qualidade. Quando comecei o processo, gostei muito do resultado, o trabalho ficou bonito e deu vida às imagens antigas. As fotos em preto e branco parecem um pouco sem vida, e a gente sempre tenta imaginar como eram as cores daquela época. Agora, com as versões coloridas, é possível visualizar melhor como era aquele Barroso que, infelizmente, já não existe mais, com seus casarões, igrejas e paisagens antigas. Felizmente, essas fotos permanecem como registro, e ao serem coloridas, nos permitem reviver e compreender melhor o passado da cidade” disse o historiador.

Ao transformar fotos em preto e branco em versões coloridas, ele possibilita que antigos cenários e rostos ganhem uma nova dimensão, despertando emoção e curiosidade no público.

As imagens editadas têm sido compartilhadas em redes sociais e serão utilizadas em projetos ligados ao instituto histórico, contribuindo para o resgate da memória barrosense e para a valorização da identidade cultural de Barroso

EUSTÁQUIO E A RÁDIO LIBERDADE

Além de seu trabalho no Instituto, Eustáquio Silva também colaborou em diversos projetos da Rádio Liberdade de Barroso, contribuindo com pesquisas históricas, entrevistas e séries especiais sobre a memória local. Sua participação ajudou a aproximar o público das raízes culturais da cidade, levando à programação da emissora um conteúdo educativo e acessível sobre personagens, fatos e tradições que marcaram a história barrosense.

Compartilhe essa notícia!