Governo de Minas Gerais divulga resultado da quinta edição do Trilhas de Futuro

O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), divulgou os resultados da seleção para a quinta edição do projeto Trilhas de Futuro. Os candidatos podem verificar sua situação no site oficial do programa: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Os selecionados devem confirmar sua matrícula presencialmente nas instituições designadas entre os dias 15 e 29 de outubro. Nesta edição, mais de 50 mil vagas foram oferecidas em 130 municípios, abrangendo 156 instituições de ensino profissionalizante e 78 cursos, incluindo novas opções como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil.

O projeto atraiu um número recorde de 346 mil candidaturas, demonstrando o crescente interesse por cursos técnicos gratuitos, especialmente entre os estudantes da rede estadual. Em resposta à demanda, o governo ampliou a oferta de 40 mil para 50 mil vagas.

Além dos cursos, o projeto oferece uma ajuda de custo de R$ 20,00 por dia para alimentação e transporte, com aulas programadas para iniciar em 3 de fevereiro de 2025.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os estudantes selecionados receberão um comprovante de alocação por e-mail, com instruções sobre matrícula e documentação. A seleção segue os critérios da Resolução SEE nº 5.047/2024, priorizando:

1. Estudantes do 1º ano do ensino médio (tempo parcial) com matrícula no 2º ano para 2025.
2. Estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio na rede pública.
3. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública.
4. Estudantes do 1º ano do ensino médio (tempo integral) com matrícula para 2025.
5. Egressos do ensino médio e estudantes da rede particular.

Um novo período de inscrições será aberto de 12 a 22 de novembro para vagas remanescentes.

SOBRE O TRILHAS DE FUTURO

Lançado em 2021, o projeto oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos. Já formou mais de 56 mil profissionais e conta atualmente com mais de 82 mil alunos, consolidando-se como uma das principais iniciativas de qualificação profissional em Minas Gerais, com mais de 1,2 milhão de inscritos.

Compartilhe essa notícia!