Folia de Reis retorna a Barroso com duas apresentações no fim de semana 

Aconteceu neste fim de semana duas apresentações de Folia de Reis em Barroso. No sábado, dia 4, o presépio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima recebeu a primeira apresentação. No domingo, partindo do presépio da Igreja Matriz de Sant’Ana do Barroso, o cortejo seguiu em direção ao relógio, passando pelo centro da Praça Sant’Ana e culminando no presépio da Prefeitura de Barroso. 

As tradicionais Folias de Reis foram realizadas por iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico do Barroso (IHGB), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e as paróquias locais. 

A Rádio Liberdade FM conversou com o presidente do IHGB, Alessandro de Paula, que falou sobre o resgate: 

“No nascimento do Cristo, o Instituto Histórico Geográfico do Barroso une todos os seus esforços para que a gente possa rememorar, reavivar a Folia de Reis. É um dos papéis do nosso Instituto Histórico Geográfico, realmente trazer a cultura, a memória e a história.” 

O prefeito Anderson Geraldo comentou sobre a parceria: 

“O Instituto Histórico, em parceria com o município, vem trabalhando para ajudar a resgatar essa história junto com a nossa Secretaria de Cultura. E esse é um dos primeiros passos, que é a Folia de Reis, uma tradição muito importante.” 

A apresentação de domingo aconteceu após a missa da noite na Matriz de Sant’Ana, conduzida pelo pároco Padre Jorge, que concedeu duas bênçãos: uma no presépio da Matriz e outra no presépio da Prefeitura. Além disso, o religioso acompanhou o cortejo até o fim da apresentação. 

“Nós valorizamos essa expressão de oração muito bonita, porque nasce do coração da simplicidade daqueles que, com muito carinho e com muita beleza e alegria, manifestam seu amor e carinho pela presença do Menino Jesus no presépio.”, disse Padre Jorge, sobre a integração da igreja nesta tradicional celebração de Folia de Reis. 

A apresentação, que originalmente estava programada para o dia de Natal e apenas na Matriz de Sant’Ana, foi adiada devido ao falecimento do jovem sanfoneiro Vinícius Freitas, vítima de um acidente de trânsito naquela madrugada. 

Antônio, integrante do grupo de Folia de Reis e avô de Vinícius, foi questionado sobre o significado da apresentação e relembrou seu neto: 

“O significado pra gente com os outros, significa muito, né, levar essa tradição, igual o meu neto mesmo Vinícius, gostava de cantar uns versinhos de Folia de Reis, mas infelizmente ele foi embora muito cedo, né, e aí só ficou saudade, a recordação. A mesma coisa é a Folia de Reis: mesmo quando acaba um grupo, ele fica na lembrança.” 

Confira trechos da apresentação de Folia de Reis de domingo, através de um dos links:

Instagram: https://www.instagram.com/reel/DEfGszPuTi6/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Facebook: https://www.facebook.com/share/v/18Gi58uM5S/

Compartilhe essa notícia!