O calor do verão geralmente traz consigo uma série de atividades ao ar livre e momentos de lazer, como frequentar clubes e praças, passear com a família, ir à praia, por exemplo. Porém, para alguns moradores da Rua Joaquim Ferreira, no Centro, e da Rua Julieta Ferreira, no bairro Santa Maria, a estação também é marcada por problemas comuns relacionados a pragas urbanas, como escorpiões, ratos e baratas.
O departamento de jornalismo da Rádio Liberdade FM foi informado por moradores locais sobre a frequente invasão desses animais em residências e comércios, representando um risco à saúde pública. A situação tornou-se uma preocupação, especialmente devido à quantidade de pessoas, incluindo crianças, que circulam pela região.
Durante uma investigação realizada pela equipe de reportagem, um dos locais apontados como ponto de surgimento desses animais seria um bueiro de concreto na Rua Joaquim Ferreira, enquanto no bairro Santa Maria, historicamente é registrada a presença significativa de escorpiões e baratas nos arredores do cemitério e ruas adjacentes, o que pode explicar o aparecimento de um Escorpião-amarelo em uma casa na Rua Julieta Ferreira. Segundo os moradores do Centro, em períodos chuvosos, a situação se agrava, com a invasão da água das enxurradas em bueiros, fazendo com que essas pragas busquem abrigo em residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo embaixo de veículos estacionados nas proximidades.
Diante do temor de acidentes e da possibilidade de transmissão de doenças graves, a reportagem levou as preocupações dos moradores até o Poder Público, buscando soluções para o problema. Porém, não houve resposta até o fechamento desta matéria.
Por: Departamento de Jornalismo – Liberdade FM – Barroso-MG