Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e, quando se trata das forças da natureza, a prevenção se torna crucial. Para enfrentar essas adversidades e garantir a segurança da população, medidas preventivas são indispensáveis. Uma das principais estratégias adotadas pelos municípios é a constituição de uma Defesa Civil ativa, que trabalha em conjunto com a comunidade, organizando treinamentos e ações preventivas para evitar ou reduzir os efeitos de possíveis desastres.
O Poder Público desempenha um papel crucial ao estabelecer e sustentar uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil na cidade, enquanto é responsabilidade da população aderir às diretrizes de segurança e prevenção fornecidas pelas autoridades locais.
Além da Defesa Civil Municipal, Barroso ainda possui os Bombeiros Voluntários, que oferecem o suporte necessário à pasta e demais órgãos de segurança municipais, somando forças no trabalho preventivo. Os Bombeiros Voluntários foram essenciais no atendimento às ocorrências das fortes chuvas que atingiram a cidade e região, atuando no monitoramento dos pontos afetados, incluindo na rodovia entre Barroso e Dores de Campos.
BARROSO JÁ TEM NOVO NOME PARA A DEFESA CIVIL
Há cerca de dois meses, a cidade de Barroso foi impactada pela saída do Tenente Cardoso da Coordenação da Defesa Civil. Como de praxe, a emissora procurou o Executivo para esclarecer sobre a existência de um nome para representar a Defesa Civil e também para falar sobre as medidas que serão tomadas após as fortes chuvas que atingiram a cidade no último fim de semana. No entanto, não houve resposta até o fechamento desta matéria.
Até a manhã de ontem, quarta-feira (13), quando a emissora entrou em contato por telefone com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec MG, o nome do ex-coordenador, que se ausentou por motivos pessoais, ainda estava ligado à pasta. No entanto, a equipe de reportagem apurou que um novo nome já está certo para ocupar a vaga, restando apenas os trâmites legais e a divulgação por parte do governo municipal.
Por: Departamento de Jornalismo – Liberdade FM – Barroso-MG