CSN Cimentos promove homenagens em comemoração aos 70 anos da Fábrica Barroso

Na tarde desta terça-feira (19), Barroso sediou um evento em comemoração aos 70 anos da Fábrica de Cimento, que reuniu gestores da CSN, funcionários da unidade, moradores e autoridades locais, entre elas o prefeito Anderson Geraldo, o vice-prefeito Eduardo Pinto e vereadores da Câmara Municipal.

A programação contou com a execução do Hino Nacional, do Hino Municipal e da canção “Que Beleza”, de Tim Maia, interpretados por um coral e uma pequena orquestra formados por alunos da Fundação CSN.

A celebração também foi marcada por homenagens, com a entrega de honrarias a colaboradores com longos anos de dedicação à fábrica, além da inauguração do “Marco dos 70 anos – CSN Cimentos – Fábrica Barroso”, monumento em cimento adornado por corações confeccionados por estudantes da Fundação CSN.

Outro anúncio importante foi a reforma da praça localizada em frente à portaria da fábrica, fruto de uma parceria entre o Poder Público e a CSN.

DIRETOR E GERENTES FALAM SOBRE A FÁBRICA

Durante a cerimônia, a reportagem da Rádio Liberdade FM conversou com o gerente da CSN Cimentos, Fábio Ribeiro, que destacou a importância histórica da unidade, os avanços recentes e os planos para o futuro da fábrica em Barroso.

“Essa fábrica é a principal produtora de cimento de todas as instalações da CSN Cimentos. A gente representa 20% de 16 milhões de toneladas por ano que são produzidos pela CSN Cimentos. Isso é muito orgulho e demonstra a importância e a valorização da própria companhia e investimentos feitos aqui. Essa planta, a gente ainda prevê mais investimentos para aumentar a sua capacidade produtiva de levar isso até 3 milhões e 200 mil toneladas. E isso faz com que mais recursos da companhia sejam direcionados para cá gerando inclusive mais empregos e mais riqueza para a nossa cidade” disse Fábio.

O diretor industrial, Ednaldo Cruz Gomes, também ressaltou os marcos tecnológicos, os desafios atuais e as estratégias para manter a competitividade da empresa.

“[…]Um dos maiores marcos que nós tivemos foi no ano de 2016, quando nós fizemos a expansão dessa fábrica, chegando numa capacidade bastante forte, bastante alta, e tendo uma representatividade muito boa dentro do nosso negócio. E nós temos preparado a CSN e a unidade de Barroso, principalmente nessa parceria que nós temos entre indústria, poder público municipal, Fundação CSN, desenvolvendo as pessoas, nosso maior ativo, preparando para o futuro, e esperamos que isso possa ser sustentável ao longo dos anos”, enfatizou o diretor.

Já o gerente da Fundação CSN, André Leonardi, enfatizou as ações voltadas ao fortalecimento dos laços com a comunidade, especialmente nas áreas de cultura, educação e desenvolvimento social.

“São 250 jovens (da Fundação CSN) selecionados pela prefeitura que hoje têm aulas de música, dança, teatro e estão mostrando para nós o quanto de fato eles estão aproveitando. Além desses jovens estarem aprendendo a música, a dança, o teatro, as artes visuais, eles terão a oportunidade através do programa Mentoria Cidadã de trabalharem na CSN” declarou André.

HISTÓRIA

Fundada em 14 de agosto de 1955, a Fábrica de Cimento nasceu da idealização de Severino Pereira da Silva, apenas dois anos após a emancipação de Barroso, transformando a paisagem e a economia local.

Desde 2021 sob gestão da CSN Cimentos, a unidade se consolidou como um dos principais motores do desenvolvimento da cidade, gerando cerca de 700 empregos diretos e indiretos.

Compartilhe essa notícia!