Uma notícia revelou que a cidade de Coronel Xavier Chaves receberá um investimento de cerca de 500 milhões de reais por uma empresa americana. O município possui quase um quinto da população de Barroso e está localizado nas proximidades de São João del Rei.
O município contará com uma unidade da Boston Metal no trabalho de recuperação de metais de alto valor a partir de rejeitos de mineração por meio do processo tecnológico de eletrólise de óxido fundido (MOE).
De acordo com o Jornal Correio de Minas, esta será a primeira planta produtiva da startup nascida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. A mesma é apoiada por gigantes como Bill Gates, Vale, BHP, BMW e ArcelorMittal, tendo a companhia liderada pelo ex-presidente da mineradora CBMM, Tadeu Carneiro.
A obra já começou e será dividida em três etapas. A fase piloto, com término previsto ainda para este ano; a fase de demonstração, estimada para o ano que vem e por fim, o projeto todo instalado em 2026. A planta em solo mineiro ocupará cerca de três hectares de uma área total de 20 hectares. A previsão é de geração de cerca de 200 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos.
BARROSO
A divulgação inflamou a população barrosense e gerou comentários, pois a cidade possuí o Distrito Industrial inaugurado em 2018, com uma área total de 476.600 m². O mesmo é detentor de uma infraestrutura completa para a instalação de diversas empresas.
Diante o fato, questionamentos são feitos, principalmente acerca da demora nas obras daqueles já compromissados e a reação do poder público em buscar futuras parcerias para o local. Acredita-se que o DIB é capaz de receber investimentos semelhantes, se não maiores que o de Coronel Xavier Chaves, visto que sua localização é tida como estratégica e privilegiada, sendo um facilitador do acesso de transporte para capitais e polos.
A gestora financeira da Boston Metal do Brasil, Cristina Kierulff, falou com a reportagem sobre a escolha de Coronel Xavier Chaves para realização do investimento.
“A empresa viu em Coronel Xavier Chaves uma ótima oportunidade para realizar seus investimentos, já que possui uma localização estratégica, estando próxima de Belo Horizonte e relativamente próxima a Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a região conta com ótimo acesso rodoviário e linhas de transmissão, tendo a Usina Hidrelétrica de Itutinga a 69 km, disponibiliza a água de uso industrial. A região também conta com uma mão de obra qualificada por estar próxima da Universidade de São João del Rei e de outras indústrias semelhantes. As obras tiveram início em 2023 e estamos muito felizes por contribuir com o desenvolvimento da cidade e região”, explicou a gestora.
A reportagem da Rádio Liberdade procurou a Prefeitura de Barroso para falar sobre o assunto, mas não houve respostas até o fechamento desta matéria.