Você está aqui:
Conta de luz: Aneel mantém bandeira verde no mês de setembro

Conta de luz: Aneel mantém bandeira verde no mês de setembro

O consumidor brasileiro não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em setembro. A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, anunciou nesta sexta-feira (25) a manutenção da bandeira verde para o próximo mês para os usuários conectados ao Sistema Interligado Nacional.

A conta de luz está sem taxa extra desde abril de 2022, o que reflete melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. A área técnica da Agência mantém a expectativa de que a bandeira se manterá na cor verde até o final de 2023.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias, aprovado em junho de 2022 pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiriam a inflação e o maior curso das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Na última terça-feira, a Aneel aprovou consulta pública para baratear as bandeiras tarifárias em até 36,9%. O órgão citou três fatores para justificar a redução: reservatórios cheios, expansão de energia eólica e solar e queda no preço internacional dos combustíveis fósseis.

Informações: Rádio Nacional

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.