Barrosenses participam da 17ª Romaria do Terço dos Homens em Aparecida (SP)

No último fim de semana, fiéis do Terço dos Homens das paróquias de Barroso marcaram presença na 17ª Romaria do Terço dos Homens, realizada no Santuário de Aparecida, em São Paulo. O evento nacional, que, segundo informações dos participantes, reuniu mais de 90 mil pessoas e superou a marca do ano anterior, contou com uma programação intensa de fé e devoção, incluindo missas, vigília, procissão, oração do terço, consagração a Nossa Senhora Aparecida e shows religiosos.

O tema deste ano, “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança”, faz referência ao Ano Jubilar da Igreja Católica, enquanto o lema, extraído da Carta aos Romanos (12,12) – “Fortes na fé, alegres na esperança” – reforça a vivência espiritual do grupo. 

A reportagem da Rádio Liberdade FM apurou que a Paróquia de Sant’Ana do Barroso contou com 40 membros do Terço dos Homens, coordenados por João Cassemiro e Léo. João informou que foram além da visita à imagem de Nossa Senhora: “Participamos da celebração da Santa Missa. Às 14h, rezamos o terço e, no domingo, às 9h, participamos da missa de envio e encerramento da Romaria.”

Já a Paróquia de Fátima teve um grupo de fiéis liderado pelos coordenadores Átila Melo, Alex Silva e Fernando Andrade. Também participaram os membros José Silva, Sérgio Silva, Adilson Machado, Ovídio Nascimento, José dos Santos, Jair Ferreira, Carlos Figueira, Ari Andrade, José Alves, Adir Alves, Amélia Alves, Marcos de Paula, Rogério Couto, Ana Elisa Diogo e Sebastião Nascimento. Marcelo Costa e Adevanir também são coordenadores, porém não estiveram presentes na Romaria.

Apesar da tradição e do engajamento do grupo barrosense, o número de participantes na romaria sofreu uma queda nos últimos anos, conforme explicou Átila, um dos coordenadores: 

“Nosso Terço, infelizmente, perdeu participantes. Antes da pandemia, chegamos a reunir 266 pessoas, nosso recorde. Hoje, temos uma média de 70 a 80 participantes às terças-feiras, com alguns picos de até 93. Já chegamos a viajar com dois ônibus, mas agora enfrentamos dificuldades para preencher um. Mesmo assim, mantemos o compromisso de participar da romaria.” 

Além das celebrações e momentos de oração, o evento também promoveu uma reunião para coordenadores de grupos, onde foram discutidas estratégias para incentivar a participação dos homens no Terço. Durante o encontro, ocorreu o sorteio de 12 capelas peregrinas e outros brindes, como forma de motivação para os grupos espalhados pelo país. 

A Romaria Nacional do Terço dos Homens teve início em 2009, por iniciativa do coordenador de um grupo de Campestre (MG), que sugeriu a ideia ao então Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Ir. João Batista de Viveiros, C.Ss.R. A primeira edição, realizada em maio daquele ano, reuniu 632 homens. Desde então, o evento tem crescido significativamente, tornando-se uma das maiores manifestações de fé masculina no Brasil, com milhares de grupos organizando suas peregrinações anualmente rumo à Casa da Mãe Aparecida. 

O Terço dos Homens na Paróquia de Sant’Ana do Barroso acontece todas as quartas-feiras, às 19h30, enquanto, na Paróquia de Fátima, acontece no mesmo horário, porém às terças-feiras. 

Compartilhe essa notícia!