A Prefeitura Municipal de Barroso iniciou esta semana uma obra visando resolver um dos problemas mais graves e antigos do centro da cidade: o alagamento da Rua Daniel Pantaleão Ferreira e proximidades.
Antes do início das obras, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura junto com técnicos da AMVER, realizaram estudos, através de topografias nas ruas João Santiago, Daniel Pantaleão Ferreira, Macedo Couto, Joaquim Meireles, Praça Sant’Ana e Praça Salvador da Silva. Essa análise topográfica serviu para nortear um projeto de saneamento de esgoto e pluvial, com obras de prevenção e mitigação em área de alagamento, viabilizando projetos para solucionar o problema crônico em períodos de chuva no centro de Barroso.
Após o período de estudos e elaboração dos projetos, prefeito e vice se reuniram com os moradores das ruas que passaram por intervenção para explicar a iniciativa, os prazos e ouvir sugestões dos cidadãos.
A obra está avaliada em cerca de 1,5 milhão de reais e o recurso é advindo do Acordo da Vale com os municípios mineiros após a tragédia de Brumadinho. Desta forma, investindo na drenagem de sistemas pluviais de mais de 50 anos, a Prefeitura está contribuindo para a redução de perdas e danos, e solucionando um problema de décadas que afeta a vida de moradores e trabalhadores barrosenses.
Nesta primeira fase das obras, com datas previstas para ocorrer no período de 22 de junho a 21 de julho, as obras acontecerão no trecho do Rio das Mortes até a esquina das Ruas Governador Magalhães Pinto com Rua João Santiago, a esquina da Escola Sant’Ana.
A segunda fase, prevista para acontecer do dia 22 de julho a 21 de agosto, as obras acontecerão da esquina das Ruas Governador Magalhães Pinto com Rua João Santiago até a Praça Salvador da Silva. E paralelamente, do cruzamento da Rua João Santiago com a Rua Macedo Couto até a Rua Daniel Pantaleão, nas proximidades do Mercadinho Central.
A terceira e última etapa da obra, com data prevista para acontecer de 22 de agosto a 22 de setembro ocorrerá no trecho compreendido entre a Rua Daniel Pantaleão, próximo ao Mercadinho Central até a Rua Otila Meireles próximo a Loja da Marta. E da Rua Daniel Pantaleão, próximo a flora Sant’Ana até o Rio das Mortes.