Barroso amanheceu de luto neste domingo (15) com a notícia do falecimento do empresário José Orlando de Melo, carinhosamente conhecido como “Zé Orlando” aos 87 anos, um dos nomes mais tradicionais e respeitados do comércio local. Reconhecido por sua longa trajetória à frente do Supermercado Melo, ele construiu uma história marcada por trabalho incansável, perseverança e dedicação à população barrosense ao longo de décadas.
Proprietário do antigo Supermercado Melo, localizado no Centro da cidade, Zé Orlando anunciou, em 2021, a venda do estabelecimento ao grupo Esquinão. Em entrevista concedida à Rádio Liberdade FM naquele ano, relembrou sua trajetória iniciada no armazém da família, fundado na década de 1940. À frente dos negócios desde os anos 1960, liderou a transformação do armazém em supermercado, inaugurado oficialmente em 1983, enfrentou períodos de dificuldades econômicas e promoveu ampliações e modernizações, encerrando mais de sete décadas de atuação familiar no comércio de Barroso.
Além da atuação empresarial, também teve participação ativa na vida pública do município. Foi vereador entre 1971 e 1972 e novamente de 1983 a 1988, presidente da Câmara Municipal em 1972 e vice-prefeito de Barroso no período de 1977 a 1982.
Seu falecimento representa uma grande perda para Barroso, tanto no setor comercial quanto na esfera pública, onde deixa um legado de dedicação, empreendedorismo e compromisso com o município.
“Um grande amigo, um dos nossos primeiros anunciantes, homem honesto e muito humano, um grande barrosense. Que Deus possa confortar toda sua família. O meu carinho e abraço a eles”, disse o diretor de Jornalismo da Rádio Liberdade, Eduardo Campos Ferrarezi.
O velório acontece no salão de velórios localizado na Rua São Vicente, 114, em frente à Praça Arthur Mourão, das 8h às 12h30. Em seguida, haverá missa na Matriz de Sant’Ana, às 13h, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Santa Maria.













