Microempreendedores barrosenses são vítimas de tentativa de golpe com número falso do governo

Uma nova tentativa de golpe via WhatsApp vem sendo registrada nos últimos dias, com criminosos se passando por um suposto contato oficial do Governo Federal. Segundo informações repassadas por empresários barrosenses à reportagem da Rádio Liberdade FM, a mensagem informa que o CNPJ do empresário teria sido suspenso por falta de pagamento do DAS-MEI (documento de arrecadação utilizado pelos Microempreendedores Individuais para pagar os tributos devidos ao Governo Federal).

No texto enviado pelo aplicativo, os golpistas estabelecem uma data limite para a regularização da situação e disponibilizam um link para “atualização dos dados”, alertando que, caso o procedimento não seja realizado, o MEI será cancelado de forma definitiva.

O que chama a atenção é que o número utilizado para o envio das mensagens possui código de área do estado de Missouri, nos Estados Unidos, o que reforça o indício de fraude.

“Isso é um golpe. Um número de outro país está entrando em contato com pessoas que possuem CNPJ e pede para acessar um link, que gera um boleto para pagamento. Assim, o bandido acaba levando o dinheiro do cidadão”, relatou uma das vítimas à reportagem.

Após checagem, foi constatado que o número +1 (660) 386-8423, responsável pelo envio das mensagens, apagou a foto de perfil que utilizava a logo do GOV.BR, o que pode indicar que o contato já tenha sido denunciado às autoridades ou identificado como suspeito.

Para não cair em nenhum tipo de golpe, é só seguir algumas dicas: o MEI deve evitar clicar em links suspeitos e buscar informações somente nas páginas oficiais do governo. Caso o golpe já tenha sido feito, o MEI deve usar o canal de denúncias da Controladoria Geral da República (falabr.cgu.gov.br) e registrar boletim de ocorrência na polícia.

Compartilhe essa notícia!