A Copasa confirmou, nesta quarta-feira (2), a ocorrência de um vazamento no reservatório central localizado no bairro Nova Barroso, em Barroso. Segundo a concessionária, a ocorrência foi causada por uma falha mecânica no dispositivo que regula a entrada de água na unidade, semelhante ao funcionamento das boias dos reservatórios domiciliares.
A Rádio Liberdade FM questionou a Copasa sobre a origem do vazamento, possíveis riscos à população, periodicidade de eventuais limpezas e medidas para evitar transtornos. Em resposta, a empresa informou ser uma situação pontual, que está sendo tratada pelas equipes técnicas para que seja solucionada o mais rapidamente possível, sem impactos no abastecimento de água para os clientes.
Relatos enviados à emissora apontam que a situação se arrasta desde o dia 14 de junho, com registros de vazamento se repetindo ao longo das três semanas anteriores, em diferentes horários. Na época, imagens recebidas pela reportagem mostraram água escorrendo de uma manilha localizada em um lote vago ao lado do reservatório. Além da possível perda de água, o acúmulo de barro sobre o asfalto preocupa a comunidade, pois aumenta o risco de acidentes para pedestres e motociclistas que circulam pela área.
Moradores voltaram a relatar a presença de água correndo no mesmo ponto na manhã de ontem, 2 de julho, o que reforçou a preocupação quanto à segurança e ao desperdício. A emissora voltou ao local e fez novas imagens.
Confira a resposta na íntegra:
“A Copasa informa que já está atuando para corrigir um vazamento de água identificado, nesta quarta-feira (02/07), no reservatório central da Companhia, em Barroso.
A ocorrência foi causada por uma falha mecânica no dispositivo que regula a entrada de água na unidade – semelhante ao funcionamento das boias dos reservatórios domiciliares. Trata-se de uma situação pontual, que está sendo tratada pelas equipes técnicas para que seja solucionada o mais rapidamente possível, sem impactos no abastecimento de água para os clientes.”
A Rádio Liberdade FM seguirá acompanhando o caso.