Um novo tipo de golpe tem preocupado beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Criminosos estão se passando por servidores da Previdência Social para enganar vítimas e obter informações pessoais, como login, senha e dados bancários, com a promessa de “ajudar” a resolver supostos problemas com o benefício.
O alerta veio de uma barrosense, que relatou ter sido abordada por alguém que se identificou como representante da Previdência. “Tem gente passando por pessoa da Previdência Social, pedindo os dados do aplicativo pra dar golpe nas pessoas”, disse.
Segundo a vítima, os golpistas utilizam uma abordagem convincente e aparentam estar prestando algum tipo de serviço, mas o objetivo é enganar o beneficiário para roubar seus dados e até bloquear o acesso ao app “Meu INSS”, usado para consultar benefícios e extratos.
Fique atento:
– A Previdência Social não entra em contato para pedir senha, login ou dados bancários.
– Nunca forneça informações pessoais a desconhecidos, seja por telefone, WhatsApp ou e-mail.
– Desconfie de abordagens com tom de urgência ou promessas de resolver problemas de forma imediata.
– Caso desconfie de descontos indevidos no seu benefício, procure um profissional de confiança.
“Não pode passar, em hipótese alguma, informações pessoais para terceiros”, orienta um especialista.
A recomendação é que, ao receber esse tipo de contato, a pessoa desligue imediatamente e, se possível, registre uma denúncia no telefone 135 (canal oficial do INSS) ou na ouvidoria do Ministério da Previdência Social.