Foram removidas lenhas acumuladas e depositadas sem autorização em uma área localizada atrás da Associação Comunitária do bairro da Praia, na Praça Cristiano Otoni, em Barroso. A ação foi realizada após denúncias recebidas nas últimas semanas pela Rádio Liberdade FM.
Na segunda-feira, 28 de abril, imagens enviadas à redação reforçaram a necessidade de intervenção no local, que apresentava mato alto e acúmulo de lenhas próximo à via pública. Segundo moradores, a situação favorecia o aparecimento de insetos e animais peçonhentos, como pernilongos, escorpiões e cobras.
A remoção completa foi confirmada pela reportagem na última quarta-feira, 7 de maio. Nesta sexta-feira (9), a emissora esteve no local e constatou que o espaço, agora livre, já está recebendo os cuidados necessários.
A Direção de Jornalismo da Rádio Liberdade FM teve papel crucial na mediação entre os moradores, a associação comunitária e a Prefeitura. A administração municipal, por meio da ouvidoria, informou na terça-feira (29) que a remoção seria realizada até, no máximo, esta semana — o que foi cumprido.
Embora a área e o material depositado não sejam de responsabilidade da Prefeitura, conforme apurado pela reportagem, o terreno é de propriedade da associação comunitária. Mesmo assim, a administração municipal colaborou com a retirada das lenhas, atendendo ao pedido da população e prestando apoio à entidade local.
O responsável pelo depósito foi orientado a não retornar com os materiais ao local. Até o momento, não foi confirmado o destino final dos resíduos. Informações indicam que um espaço no bairro Jardim Bandeirantes, próximo ao Estádio João Vigia, seria o local escolhido.
Os moradores reconheceram a importância da Rádio Liberdade FM na agilidade da intervenção, ajudando a garantir que o problema fosse solucionado. “Graças a Deus! Valeu! Se quiser dar uma volta por aqui para ver como está ficando, vem! Estou muito satisfeita”, comentou uma moradora, enquanto acompanhava o momento em que a lenha era retirada do local. Agradecemos à Prefeitura de Barroso por ter atendido prontamente à solicitação da emissora e da população.

