Na manhã desta quarta-feira (11/12), foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Barroso a diplomação dos candidatos eleitos para o período de 2025-2028. O evento foi restrito aos diplomados, seus convidados e autoridades locais.
A cerimônia contou com a presença da Juíza Eleitoral, Meritíssima Tatiana de Moura Marinho, que discursou e oficializou os mandatos do prefeito reeleito, Anderson Geraldo, do vice-prefeito, Eduardo Pinto, e dos nove vereadores que irão compor a Câmara Municipal. São eles: Maria do Valtair, João Guilherme, Grasi Veterinária, Nem da Auto Escola (Reeleito), Leone (Reeleito), Henrique, Kiko do Bedeschi (Reeleito), Joelthon Ribeiro e Jean Sandim da TV Barroso.
Raquel, chefe de cartório, destacou a importância da diplomação para a democracia, afirmando: “Nós, enquanto justiça eleitoral, somos como se fôssemos um porta-voz da vontade do povo. Porque temos a certeza de que quem está aqui é quem foi escolhido pelo povo nas nossas urnas eletrônicas.”
O prefeito Anderson, ao ser questionado sobre os aprendizados do primeiro mandato, se mostrou mais confiante e maduro. Ele afirmou: “Saio mais confiante, mais maduro, com os erros que a gente possa ter cometido e corrigir esses erros, para que possamos fazer muito mais do que fizemos.”
A reportagem também conversou com Maria do Valtair, a vereadora mais bem votada de Barroso na última eleição. Ela compartilhou o significado da diplomação: “Significa para mim que a vontade do povo e de Deus foi cumprida, e eu tenho fé em Deus que vou exercer com muito caráter, com muito amor, como sempre fiz.”
Grasi Veterinária também expressou sua satisfação e comentou sobre o desejo de incentivar mais mulheres a participarem da política local. “Eu acredito que, sim, eles (eleitores) podem esperar uma representatividade bacana das mulheres, tanto minha quanto a da Maria, né? E também é um dos nossos desejos é fazer com que as pessoas e que as outras mulheres também se empenhem e busquem ocupar cargos no legislativo da cidade”, disse.
Henrique Ribeiro, o único vereador de oposição na Casa de Leis do município, aproveitou para deixar uma mensagem importante: “Partidariamente, eu sou oposição, sim, mas politicamente eu tenho um lado, que é o povo barrosense. Então, assim como eu acredito que vou estar ali representando o povo barrosense, os demais, os outros oito vereadores que foram eleitos pelo partido do atual prefeito, que foi reeleito, também atuarão em prol da população barrosense. Então, estou muito tranquilo, sereno com respeito a essas questões.”
Agora, os eleitos estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025, com a cerimônia marcada para as 18h, no ginásio do Ceclans, conforme divulgado pela Câmara Municipal.
A Rádio Liberdade FM esteve presente na diplomação e traz alguns momentos do evento. Confira em um dos links:
Instagram: https://www.instagram.com/reel/DDdIpfUuVn3/?igsh=MXJpdXJ0NGs3NHVxeQ==