Na próxima sexta-feira, 29 de novembro, Barroso será palco do espetáculo Luminô, uma versão pocket do repertório do grupo Tambores de Aço, da Fundação CSN. A apresentação ocorrerá na Praça Sant’Ana, no centro da cidade, às 19h30, e promete proporcionar ao público uma experiência sensorial que mistura música e cenografia.
Luminô é a mais recente criação do grupo e traz à cena uma analogia ao processo de produção do aço, desde a transformação do ferro gusa até a formação do metal final. A cenografia do espetáculo é composta por velas, simbolizando o fogo necessário para a fusão do ferro e sua transformação em aço, enquanto a música reflete essa metamorfose, com os tambores de aço (steel drums) sendo a principal atração sonora.
A coordenadora do Tambores de Aço, Letícia Costa, explicou que o espetáculo foi pensado para refletir a essência da CSN, empresa responsável pela produção do aço. “Pensamos nesse espetáculo como voltado para a essência da CSN, que é a produção do aço e, ao mesmo tempo, quisemos trazer essa concepção artística na forma cenográfica, porque é com a finalização do aço que a gente tem os tambores, o som e as músicas”, afirmou.
Em sua execução, Luminô reúne sucessos do grupo ao longo de mais de 10 anos de trajetória, incluindo músicas de Michael Jackson, Beatles e samba raiz. Além disso, o público poderá conferir novas versões e faixas inéditas, com uma proposta musical mais refinada e um ritmo mais fluido, misturando artistas do passado e do presente.
O espetáculo também destaca a importância da siderurgia e da transformação do aço para o crescimento econômico e a infraestrutura das comunidades, simbolizando não apenas a produção do material, mas também o impacto social que ela gera. Luminô é uma parceria entre a Fundação CSN, a Prefeitura de Barroso e a CSN Cimentos.
SOBRE O TAMBORES DE AÇO
Formado em 2020 em Volta Redonda (RJ), o Tambores de Aço é composto por jovens bolsistas da Fundação CSN e utiliza o caminhão-palco da instituição para levar a cultura e a música a diversas localidades. O grupo já se apresentou em eventos importantes, como o Festival de Inverno de Bonito e o Fórum Latino-Americano de Educação Musical, e atualmente está em turnê com o repertório Nossas Raízes, que resgata o samba raiz.
SOBRE A FUNDAÇÃO CSN
A Fundação CSN é o braço social do Grupo CSN, com iniciativas voltadas ao desenvolvimento educacional, social e cultural. A fundação busca transformar vidas e comunidades por meio de programas de bolsas de estudo, capacitação profissional e ações culturais, com foco na promoção de oportunidades e na criação de impacto positivo nas localidades onde a CSN atua.