O Cartório da 228ª Zona Eleitoral de Prados, ao qual Barroso pertence, promoveu, na tarde desta sexta-feira (19), uma reunião com os representantes dos partidos políticos no município, além de advogados, contabilistas e pessoas que estarão à frente das campanhas, para discutir as novidades da legislação eleitoral deste ano, especialmente para aqueles que utilizarão o sistema Candex.
Durante a reunião, que ocorreu no salão de eventos da Câmara Municipal de Barroso, em preparação para as convenções partidárias que começam amanhã, dia 20 de julho, e vão até o dia 05 de agosto, as servidoras do Cartório Eleitoral de Prados, Raquel e Adriana, abordaram questões relacionadas a dúvidas e problemas com o registro de candidaturas nas eleições de 2024.
“A intenção nossa foi chamar e conversar com os presidentes dos partidos para que tenhamos menos problemas nos registros de candidaturas”, afirmou Raquel Braga, Chefe de Cartório e responsável por conduzir o encontro.
Raquel enfatizou que a reunião não substitui a necessidade de uma leitura atenta da legislação vigente, pois esta muda a cada ano. “São várias novidades, a principal delas é que, pela primeira vez nas eleições municipais, teremos o instituto da federação de partidos, que não é mais uma coligação.”
“Uma outra novidade é a quantidade e de candidatos e candidatas por partido. Que antes podia lança mais candidatos, hoje apenas um a mais do que o número de cadeiras na Câmara, por exemplo, aqui em Barroso temos nove vereadores, então só podem lançar dez vereadores (candidatos).”, complementou a Chefe de Cartório.
O Candex está disponível no site do TSE (tse.jus.br), assim como o manual que pode ser baixado na mesma página.