Você está aqui:
35 ANOS DO CECLANS – CENTRO ESPORTIVO TRAZ HOMENAGENS A PERSONALIDADES BARROSENSES

35 ANOS DO CECLANS – CENTRO ESPORTIVO TRAZ HOMENAGENS A PERSONALIDADES BARROSENSES

O mês de janeiro contou com o retorno de um dos eventos de maior sucesso na cidade de Barroso e região, o Futsal de Verão.

O campeonato tem como palco o Ginásio Poliesportivo. O ginásio representa apenas uma parte do Ceclans que completará em novembro 35 anos de história.

A reportagem conversou com o ex-prefeito, Baldonedo Napoleão, que falou da vocação dos barrosenses para as práticas esportivas, sendo estas muito importantes para o convívio social, desenvolvimento e saúde de crianças, jovens, adultos e idosos. Ele salienta que ao longo dos anos o Ceclans tem sido referência para atividades culturais atendendo eventos religiosos, cívicos e sociais. Além disso, o espaço promove o lazer por meio das piscinas durante o verão.

Para Baldonedo, é emocionante ver o Ceclans atravessar décadas proporcionando alegria, lançando Barroso para o patamar de cidades cada vez mais desenvolvidas do país na área esportiva. Mas, Baldonedo ressaltou que a ideia central que o levou a construir o Ceclans é que ele seja uma Escola de Esportes, onde toda a população, sem nenhuma discriminação, tenha acesso ao ensino das diversas modalidades de esportes, ao treinamento e participação em competições, o que faria de Barroso uma cidade cuja população pudesse ser comparada a países de primeiro mundo no campo esportivo.

O complexo ainda conta com um Campo Society, um Parque Aquático e duas quadras externas. A composição destes elementos traz homenagens a personalidades marcantes do município. Todas as condecorações foram feitas com os barrosenses ainda em vida.

CAMPO SOCIETY PEDRO FERREIRA MACIEL

Aos 80 anos de idade, o antigo árbitro, técnico e dirigente de futebol na cidade e região, Pedro Ferreira Maciel ou Pedro ‘Cascudo’, conquistou o respeito dos atletas quando era Presidente da Liga de Barbacena, tendo o trabalho reconhecido pelos administradores da época, recebendo a homenagem no Campo Society.

PARQUE AQUÁTICO MÁRIO BRAZ DE SOUZA

Mário Braz de Souza ou Mário da Farmácia, era amante de esportes, principalmente o futebol. Historiadores locais contam que ele chegou a dirigir a equipe barrosense Apolo, no ano de 1931. Apesar de não ter ligação com esportes aquáticos, a homenagem é justa devido ao grande trabalho na área da saúde, destacando sua atuação como farmacêutico em Barroso.

QUADRAS EXTERNAS IOLANDA ‘LOLA’ SUTTANA

Conhecida como Lola, Iolanda Suttana era atleta e treinadora de voleibol. Ela jogou e comandou times de vôlei na cidade em meados dos anos de 1950. Infelizmente, no local desta homenagem não há presença das placas de identificação com o nome da barrosense.

Os tributos mencionados anteriormente foram iniciativas do próprio Baldonedo Napoleão, durante o seu segundo mandato como prefeito. Já a homenagem no ginásio partiu dos operários que colaboraram para a construção do centro esportivo, juntamente com o Mestre de Obras, Paulo Bartolini.

A emissora encontrou alguns dos antigos operários, como é o caso de Deco Balduíno. O mesmo foi armador, e posteriormente, encarregado nas obras da prefeitura, atuando na construção da rodoviária, Praça do Cruzeiro e Ceclans.

Ele nos informou que a parte mais difícil da construção foi a fundação, por conta das ferragens pesadas e que até hoje frequenta os espaços para relembrar o trabalho feito por ele e os demais trabalhadores.

A equipe também ouviu João Batista de Faria, que foi operador de máquinas e também atuou como pedreiro nas obras da prefeitura como o canal, conjuntos habitacionais, bem como o Ceclans. Inclusive, diz ter realizado o plantio de uma das palmeiras que fazem parte da ornamentação do local.

O ex-operário comentou ainda que o Ceclans não sofreu alterações em sua estrutura mesmo após mais de três décadas, enfatizando que a obra continua intacta, sendo feitas poucas melhorias desde a sua inauguração.

Uma destas melhorias aconteceu recentemente no ginásio poliesportivo que recebeu a instalação de uma lanchonete na parte superior da quadra, próximo a cabine de transmissão dos jogos.

Na última sexta-feira (10), véspera da grande final do Futsal de Verão, por volta das 19h, aconteceu a inauguração do recinto denominado Espaço de Convivência José Carlos de Oliveira, uma homenagem ao Zezé do Ponto. Ele diz ter ficado surpreso com a honraria. A informação chegou a ele por meio do atual Prefeito durante uma reunião na Câmara Municipal, onde celebrou a oportunidade de comemorar a homenagem com amigos e familiares.

O novo ambiente fica na parte inferior da quadra e possui uma ampla área para atividades recreativas, além de uma lanchonete equipada com cozinha, banheiros espaçosos, rampas e um elevador, trazendo modernidade, segurança e acessibilidade aos usuários.

Procuramos à Assessoria de Imprensa da Prefeitura solicitando a palavra do Prefeito Anderson de Paula e do Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, João Guilherme, porém não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Compartilhe essa notícia!

Receba nossas Notícias

Preencha os campos abaixo para receber Notícias, Promoções e Dicas em primeira mão no seu WhatsApp e E-mail.
Ao pressionar o botão "Quero Receber", você confirma que leu nossa Política de Privacidade.